Equipe de expedições Miramundos explora a costa e o oceano de Abrolhos durante um mês para mostrar as riquezas dos patrimônios naturais e culturais da região
A Miramundos, equipe brasileira de expedições jornalísticas e fotográficas, lança no dia 10 de novembro pela editora Bambalaio o fotolivro “Abrolhos: Terra e Mar”, que revela a região neste contexto inédito. A equipe desbravou a cultura e a natureza terrestre e marinha de Abrolhos para a criação desta obra que apresenta a região como nunca antes apresentada. Trata-se de uma região com área total de 95.000km2 e 300km de costa, que reserva recantos e parques naturais incríveis ainda pouco conhecidos no Brasil. O resultado deste trabalho, que contou com suporte técnico da Conservação Internacional, é um fotolivro bilíngue de 200 páginas com curadoria de Jaime Portas Vilaseca, traz fotos de Rafael Duarte – que também assina os textos -, Flavio Forner e Enrico Marcovaldi.
A expedição percorreu a chamada “Região dos Abrolhos”, que fica na costa de 300km da região que começa vai da foz do rio Doce, em Regência (ES), a Canavieiras (BA), perto de onde desemboca o rio Jequitinhonha. O objetivo foi registrar os principais patrimônios naturais, históricos e culturais do território. Foram 4650 km de carro, 500 km de barco, 200 km de bike, 150 km caminhando, 40km remando pelos rios da região e mais de 14 cidades visitadas. mês pela costa do Espírito Santo e da Bahia, o livro pretende mostrar toda a região dos Abrolhos, que vai muito além do seu Parque Marinho Natural. Trata-se de uma região com mais de 500 anos de uma história que vêm sendo escrita desde os primeiros passos do Descobrimento, onde há comunidades tradicionais, parques naturais, aldeias indígenas e construções de extrema relevância para os nossos patrimônios histórico e cultural.
Assinam o prefácio e o posfácio do livro os diretores da Conservação Internacional Guilherme F. Dutra, de Estratégia Costeira e Marinha, e Beto Mesquita, de Estratégia Terrestre, respectivamente. “Esta expedição vai mostrar a região de uma perspectiva inédita, passando por caminhos pouco conhecidos que conectam os ambientes marinhos e costeiros dos Abrolhos. Esse novo olhar destaca o potencial da região para o ecoturismo, que ainda é bem pouco aproveitado. Ela nos ajudará a apresentar para a sociedade em primeira mão estes caminhos.” ressalta Dutra.
O fotolivro tem patrocínio de Furnas através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Além da supervisão técnica da CI-Brasil, a publicação também contou com apoio de importantes marcas brasileiras e internacionais tais como Thule, GoPro, The North Face, SPOT, Cannondale, Bodytech, Movida, Special Adventure, Sobrebarba e Horizonte Aberto.
VÍDEO PROMOCIONAL DO LIVRO: https://vimeo.com/171942919
SERVIÇO
Lançamento do livro “Abrolhos terra e mar”
Editora: Bambalaio
Local: Espaço Furnas Cultural – Praça Betinho
Endereço: Rua Real Grandeza, 219 – Botafogo
Horário: 19h
Sinopse do livro
Abrolhos terra e mar, que será lançado no Rio de Janeiro no dia 10 de novembro, apresenta a região dos Abrolhos em um contexto inédito, ao revelar a riqueza dos patrimônios naturais, culturais e históricos de sua área terrestre integrada ao seu ambiente marinho, conhecida por abrigar a maior biodiversidade do Atlântico Sul. Com fotografias de Rafael Duarte, Flávio Forner e Enrico Marcovaldi, e curadoria de Jaime Portas Vilaseca, este livro traz um panorama das belezas naturais e culturais da região – que vai do norte do Espírito Santo ao sul da Bahia – e mostra a diversidade e as tradições das comunidades locais e dos parques e reservas da região. A obra é o resultado de uma jornada multiesportiva da equipe de expedições Miramundos e contou com suporte técnico da Conservação Internacional, que atua em Abrolhos há 20 anos. Trata-se de um convite para a redescoberta de lugar tão belo e importante para a história do Brasil e representa um despertar para sua conservação.
Sobre a Miramundos
A Miramundos é uma equipe jornalística e fotográfica de expedições esportivas e conservacionistas fundada em 2009 por Rafael Duarte (jornalista, fotógrafo, músico e consultor de marketing) e por Jaime Portas Vilaseca (fotógrafo, esportista, consultor de arte e empresário). Usamos o esporte como meio para alcançar os lugares mais incríveis e remotos do mundo e documentar costumes, paisagens e tradições. Nossa missão é inspirar, informar e sensibilizar o público a favor da valorização e conservação dos patrimônios naturais, históricos e culturais do planeta. Produzimos e desenvolvemos projetos culturais transmídia e multiplataforma tais como livros, documentários, exposições e conteúdos para mídias digitais e redes sociais. Com trabalhos premiados no cinema e na fotografia, já realizamos expedições em lugares como o Caminho de Santiago, Monte Roraima, Estrada Real, Mont-Blanc, Aconcágua e Abrolhos.
O conceito por trás da aventura
Inspirar, informar e sensibilizar o público pela valorização dos patrimônios naturais, históricos e culturais do planeta. Usamos o esporte de aventura como meio para alcançar lugares e comunidades que são temas de projetos jornalísticos multiplataforma, gerando obras artísticas baseadas nas riquezas humanas e naturais. O objetivo é que não só nossas experiências pessoais sejam compartilhadas, mas que nosso trabalho promova a reflexão e se torne agente transformador da sociedade.
Sobre a parceria com a CI-Brasil
A Conservação Internacional (CI-Brasil), parceira do projeto, é uma das maiores referências no processo de conservação ambiental de Abrolhos. Ela atua há 20 anos na região com o foco na promoção do bem-estar humano no fortalecimento da sociedade, no cuidado responsável e sustentável da natureza. A organização implementa programas de campo que demonstram como a conservação e a valorização da natureza resultam em impactos positivos para as pessoas. As atividades incluem o apoio à criação, implementação e ampliação de uma Rede de Áreas Marinhas Protegidas em Abrolhos, o apoio à gestão participativa nas Unidades de Conservação, a pesquisa e o monitoramento da biodiversidade marinha e de aspectos socioeconômicos, atividades de comunicação, informação e educação ambiental e o estímulo à implementação de políticas públicas e práticas econômicas visando a pesca sustentável na região.
A gestão da maioria das Unidades de Conservação do território “Abrolhos-Terra e Mar” é de responsabilidade do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), que também é uma instituição chave na conservação da região. Parcerias entre o ICMBio e a CI-Brasil visam tornar a região uma referência nacional para o ecoturismo integrado nestas unidades. Muitos destes roteiros, que cruzam os parques e reservas de Abrolhos, serão visitados pela equipe Miramundos.
A equipe da Miramundos em Abrolhos:
Rafael Duarte é jornalista, fotógrafo, documentarista e executivo de marketing e fundador da Miramundos. Premiado na fotografia e no cinema, dirigiu o filme “Whiteout” e é autor do livro “Miramundos Estrada Real”. Mestre em “Cinema e Audiovisual” pela Université Paris 1 Pantheón-Sorbonne, usa a fotografia para contar histórias e provocar reflexões sobre as belezas naturais do planeta e as questões humanas. É diretor produtora audiovisual, editora e agência de conteúdo Bambalaio.
Jaime Portas Vilaseca é consultor artístico, empresário, produtor e fundador da equipe. À frente da Portas Vilaseca Galeria há seis anos, revela talentos e participa das principais feiras de arte no circuito nacional e internacional. Como ultra-maratonista, participou de provas longas como LA MISION (180km), 4Refúgios (80km), Ultra-Trail Agulhas Negras (90KM) e escalou o monte Aconcágua.
Flavio Forner é fotógrafo aventureiro de São Paulo que busca relatórios visuais que estimulem uma mudança social positiva em seus trabalhos. Suas produções independentes e coletivas são baseadas em narrativas de fotojornalismo e fotografia documental. É co-fundador da agência XIBÉ colaborador do livro “Expedição Miramundos Estrada Real”.
Enrico Marcovaldi está entre os mais aclamados profissionais da imagem de natureza no Brasil. Fotógrafo, cinegrafista e documentarista do mundo natural, especializado em imagens submarinas e com mais de 25 anos de experiência, tem seu trabalho divulgado nas principais revistas, jornais, TVs e mídias dos projetos de conservação marinha do Brasil.